As orquídeas e bromélias são exemplares botânicos que adquiriram significativa relevância no mercado de plantas em diversos países.
Os Encantos Visuais dasCattleyas
Entre as flores mais admiradas, as orquídeas são notáveis por seu vasto leque de variedades com mais de 25.000 espécies catalogadas.
mais informações
Frequentemente avistadas em ecossistemas com alta umidade, estes exemplares apresentam adaptações incríveis para sobreviver em múltiplos biomas.
O Fascinante Mundo das Tillandsias
As variedades de bromélias estão categorizadas no grupo taxonômico Bromeliaceae e são nativas majoritariamente das regiões tropicais americanas.
Contando com designs naturais diferenciados, muitas bromélias formam um reservatório central que armazena água. Esta configuração facilita que prosperem mesmo com pouca chuva.
Técnicas de Manutenção para Flores Tropicais Especiais
Luz Apropriada
A maioria das orquídeas prefere luminosidade difusa. Por outro lado, bromélias podem ser cultivadas em diferentes níveis de luz, de acordo com a variedade.
Molhagem e Controle Hídrico
O excesso de água é um dos principais vilões no cultivo de Orchidaceae. É aconselhável irrigar exclusivamente em períodos de substrato desidratado.
Considerando os tipos que possuem cavidade central, recomenda-se não deixar secar completamente renovando-a regularmente a fim de impedir o surgimento de larvas.
Material de Plantio e Adubação
O desenvolvimento de orquídeas é otimizado em misturas adaptadas que facilitam a eliminação do excesso de água.
Preparados que apresentam casca de pinus, carvão processado somados a ingredientes que promovem ventilação demonstram ser convenientes.
O plantio de bromélias é viável em diferentes materiais de suporte, a exemplo de formulações para espécies não-terrestres, composto natural poroso ou alternativamente montadas em madeiras.
Dificuldades Habituais e Correções
Parasitas e Enfermidades
Parasitas microscópicos e insetos sugadores aparecem regularmente durante o desenvolvimento destes exemplares.
A prevenção inclui fluxo aéreo suficiente, evitar excesso de umidade e verificar consistentemente os vegetais.
Obstáculos para a Florada
Se suas orquídeas não florescem, avalie se há exposição a claridade apropriada. Vários exemplares requerem de redução de calor durante a noite para desencadear o processo reprodutivo.
A fase reprodutiva das bromélias usualmente acontece somente em uma ocasião durante seu ciclo de vida, todavia originam novos indivíduos que possibilitam multiplicação depois do ciclo reprodutivo.
Pontos Favoráveis ao Ter Estas Plantas Exóticas
Não se limitando ao aspecto decorativo, orquídeas e bromélias trazem aspectos positivos ao habitat humano.
Diversas categorias participam na purificação do ar, eliminando substâncias nocivas e incrementando a hidratação ambiental.
A atividade de juntar espécimes tão particulares da mesma forma concede ganhos para a saúde mental, diminuindo a ansiedade e estabelecendo vínculo com o mundo natural.
Guia para Principiantes em Vegetais Ornamentais Distintos
Aos novatos, indica-se estrear com variedades menos exigentes.
Orquídeas como Phalaenopsis e espécimes de bromélias que não requerem solo são excelentes escolhas para cultivadores inexperientes.
Consulte instruções com especialistas botânicos e coletivos em redes sociais para incrementar sua perícia sobre estes extraordinários exemplares.